Lourival Almeida
Lourival Almeida Apaixonado por inovação em saúde.

O Desafio dos Profissionais de Saúde: A Realidade Além da Academia

O Desafio dos Profissionais de Saúde: A Realidade Além da Academia

Os profissionais de saúde dedicam anos de suas vidas ao estudo intenso e à prática clínica para se tornarem mestres e doutores na arte de cuidar das pessoas. Seja na saúde física, seja na saúde mental, ao entrarem no mercado de trabalho, muitos se deparam com uma realidade que vai além dos cuidados com a saúde dos pacientes: a gestão do consultório, marketing, contratações de pessoas, gestão de atendimento, segurança de dados, financeiro e outras muitas responsabilidades administrativas. Essas tarefas, que consomem tempo e energia, muitas vezes tiram o foco deste profissionais do que realmente importa – o cuidado e atenção aos pacientes. Mas por que isso acontece?

A Realidade do Mercado de Trabalho

Ao sair da academia, quando um profissional de saúde abre seu consultório ou se torna responsável por uma clínica, ele ou ela rapidamente percebe que o sucesso não depende apenas de suas habilidades técnicas que tanto se dedicou. A sobrevivência e o crescimento da prática clínica também dependem de uma gestão eficiente, que inclui desde o controle financeiro até a atração e retenção de pacientes. A demanda por habilidades de negócios, que geralmente não são ensinadas em universidades e faculdades, coloca esses profissionais em uma posição bem desafiadora.

A Gestão de Consultório: Uma Tarefa Complexa

A gestão de um consultório envolve muitas atividades, como: a gestão de atendimentos (agendamentos, comunicação com pacientes, secretárias), a manutenção de prontuários eletrônicos e as questões de segurança envolvidas, a gestão financeira, entre várias outras. Sem as ferramentas certas, essas tarefas podem se tornar extremamente complicadas e consumir um tempo precioso de todos os profissionais envolvidos e que poderia ser dedicado aos pacientes, em buscar diferenciação de atendimento e ma busca de resultados que tragam realmente destaque para o seu trabalho.

O Marketing: Uma Necessidade no Mundo Moderno

No mundo digital de hoje, o marketing é essencial para qualquer negócio, incluindo consultórios. A necessidade de se destacar em um mercado competitivo significa que os profissionais de saúde precisam investir em estratégias de marketing digital, gerenciar presença no digital e nas redes sociais e, muitas vezes, criar conteúdo para atrair novos pacientes. Possivelmente este é um mundo novo para você e entenda que, desenvolver todas essas novas habilidades vão demandar esforço, dedicação e tempo da sua parte. Muitos profissionais não conseguem ir muito longe, e não é porque não tem a competência ou inteligência para aprender, mas sim porque um dos recursos mais escassos da Terra hoje chama-se…. o próprio tempo.

Eu sei que é frustrante, desafiador, muitas vezes não traz os resultados que a gente espera e, para completar, não temos o tempo necessário para nos dedicar. Mas não se sinta sozinho ou sozinha, muitos estão nesta mesma situação. Simplesmente não dá para fazer tudo.

A pergunta natural que aparece, mas que vou responder ao final desse texto é: E como sair desse ciclo?

Contratações e Gestão de Equipe

A contratação de uma equipe qualificada é outra área que exige atenção. Encontrar e manter bons profissionais de saúde, assistentes e pessoal administrativo é crucial para o funcionamento de um consultório. Além disso, a gestão de pessoal, que inclui treinamento e desenvolvimento, é uma tarefa contínua que pode ser desgastante para quem já está sobrecarregado com outras responsabilidades.

“Ah, mas eu trabalho sozinha e não tenho que me preocupar com isso ainda”.

Ok, verdade. Mas ainda assim existem diversas outras questões de contratação de terceiros que você precisará se preocupar e dispender alguma energia neste sentido.

Gestão de Atendimento: Um dos grandes diferenciais de mercado

Esse é um assunto que daria um post específico, o que irei fazer num futuro próximo, mas só para deixar algumas coisas para pensarmos juntos, a gestão de atendimento possivelmente é o seu maior gasto de tempo atualmente e pode ser um dos seus maiores trunfos.

A Gestão de Atendimento compreeende a organização da sua agenda, como ajustar seus horários em relação aos serviços e locais que você atende e oferece, comunicação com seus pacientes em relação a sua disponibilidade, remarcações, cancelamentos, confirmações, lembretes de consulta e todo esse fluxo que vai cada vez mais exigindo um tempo precioso seu. E deixa eu te falar, dependendo do jeito como está fazendo tudo isso você pode estar deixando muito dinheiro na mesa ou pode estar deixando de construir uma espiral positiva de crescimento do seu negócio.

A Solução: Como construir um ciclo positivo de crescimento?

Primeiramente, quando você começa a construir um empreendimento, por natureza esse não é um trabalho para uma pessoa só. Se você quer ser sério no mercado e conquistar clientes entenda que você terá que dividir e organizar atividades com outros profissionais.

Segundo, por mais que você diga que trabalha sozinha, você é um consultório, você é uma empresa. Não dá para construir credibilidade se enxergando como um indivíduo que atende pessoas. Você é uma empresa e ponto. Se convença disso, e o quanto antes fizer, antes começará a ter resultados diferentes e melhores. Profissionalize o seu atendimento, profissionalize o seu ambiente físico de trabalho, vista-se adequadamente, se porte como um dono de negócio e com a seriedade que isso pede. No mínimo, você é sua própria marca. Ninguém compra de marcas que não entendem o que o mercado está pedindo. Veja mais sobre este assunto em outro post nosso. Entendendo os Pacientes em 2024

Por fim e felizmente, existem ferramentas tecnológicas que podem tanto aliviar grande parte desse fardo administrativo como pode trazer a profissionalização e seriedade que sua marca precisa para crescer. Essas ferramentas são projetadas para simplificar processos, automatizar tarefas repetitivas e permitir que os profissionais de saúde se concentrem no que fazem de melhor: cuidar de seus pacientes.

Entenda que você precisa virar essa forma de pensar, que consegue resolver tudo, não quero investir em nada porque eu me viro bem sozinha, e vários outros comentários que recebemos de, hoje nossos clientes, pessoas que entenderam que o jogo não é jogado sozinho. Se você está completamente isolado do mundo, puxando todas as atividades para você, deve estar com um número muito aquém do seu potencial de atendimento. De repente esse é o resultado que você está querendo, mas se não é (e eu acredito muito que você se dedicou bastante para buscar conhecimento para ajudar o mundo com o que você aprendeu e com o que você vem desenvolvendo de novos conhecimentos, técnicas, etc.) comece a se enxergar como uma empresa.

“Ah, mas o mundo não pode ser ajudado por empresas”. Claro que pode!!! Empresas sérias, éticas, criativas, engajadas mudam o mundo. Seja uma delas!

“Ah, mas o profissional de saúde não pode se vender, não pode fazer dinheiro”. Não sei exatamente aonde você pode ter aprendido este discurso, mas por que não? Um PROFISSIONAL DE SAÚDE tem que vender o que faz, tem que abrir para o mundo o que faz, tem que trazer saúde para o mundo. O problema é que temos um problema na sociedade atual onde estudamos para ser profissionais “da doença”, e temos essa incoerência em nossa cabeça porque nos “enganaram” por anos dizendo que somos profissionais de saúde.

Vai doer essa mas na hora que entender talvez perceba o que estou falando. Nós fomos ensinados a sermos “profissionais da doença”. Fomos ensinados a tratar problemas, a resolver conflitos físicos e mentais, fomos treinados a pensar que somos BUSCADOS quando existe uma doença, enfermidade, distúrbio em cena. Mas não! Por isso que você tem que se vender, que você precisa levar seus conhecimentos e técnicas para as pessoas. Que você é de fato um embaixador da saúde. E como falamos neste outro post aqui também, a saúde não é apenas a ausência de doença. Profissionais da Saúde Mental: Por que a Corpora é importante?

Pense nisso!

Conclusão

Os profissionais de saúde estudam para cuidar das pessoas, mas a realidade do mercado de trabalho muitas vezes os leva a gastar tempo e energia em tarefas administrativas que podem ser delegadas a ferramentas mais adequadas. A adoção dessas tecnologias não apenas melhora a eficiência do consultório, mas também garante que os profissionais possam dedicar mais tempo e atenção aos cuidados com seus pacientes, cumprindo assim sua verdadeira vocação.

Ao integrar essas ferramentas no dia a dia, os profissionais de saúde podem transformar a gestão do consultório em um processo mais suave e eficiente, permitindo que voltem seu foco principal para aquilo que realmente importa: a saúde e o bem-estar dos seus pacientes.

Para quem está ingressando ou já atua na área da saúde, é fundamental conhecer e aproveitar essas tecnologias que facilitam a gestão administrativa. Investir em sistemas de gestão não é um luxo, mas uma necessidade para garantir um atendimento de qualidade, diferenciado e um consultório bem-sucedido, sobrando espaço e tempo para sua principal motivação: cuidar.

Que tipo de ferramenta você utiliza no seu consultório? Compartilhe suas experiências e ajude outros profissionais a encontrarem soluções que tornem a gestão mais fácil e eficiente!


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