Lourival Almeida
Lourival Almeida Apaixonado por inovação em saúde.

Profissionais da Saúde Mental: Por que a Corpora é importante?

Profissionais da Saúde Mental: Por que a Corpora é importante?

A prática da saúde anda bem desafiadora. De um lado temos os novos profissionais que enfrentam um mercado extremamente competitivo, onde apenas o conhecimento técnico não é mais suficiente para se destacar e fidelizar os pacientes. Do outro lado, para os profissionais mais experientes no mercado, manter uma reputação e uma presença no digital pode se tornar uma grande barreira, pelo volume de atendimentos, as burocracias de consultório, preenchimentos de documentos, organização de agenda e todas as outras atividades administrativas se tornam consumidoras de um tempo importante do cuidado e atenção ao seu paciente.

A Corpora aparece neste cenário para se tornar uma parceira estratégica trazendo recursos importantes para gestão do cuidado ao seu paciente, na gestão do atendimento e nas práticas clínicas.

Jornada do Paciente

Entregar uma experiência de atendimento diferenciada para o seu cliente é parte fundamental no processo de engajamento no tratamento e de fidelização.

A Corpora traz um formato de trabalho que integra o paciente ao seu fluxo de trabalho, que permite a autonomia de decisões de agendamento com rapidez, a troca segura de informações de saúde, assim como outros recursos integrados ao Whatsapp. Isso mesmo, “Integrado ao Whatsapp”. Lembre-se que o seu cliente já utiliza esta plataforma diariamente e você causará uma experiência com muito menor atrito se você usar o que ele está acostumado. Vamos falar um pouco mais disso à frente.

Outro ponto da experiência e jornada do paciente está muito ligado ao relacionamento profissional-paciente. Sei que os profissionais de saúde não gostam de se dizerem vendedores, mas leia atentamente essa parte, talvez não goste mas, todos somos vendedores antes de sermos o profissional de saúde. E venda é antes de tudo relacionamento. Explicando melhor, imagine que antes de você ser um profissional de saúde você precisa “vender seu tratamento”. Só após esse processo que você irá se tornar O Profissional de saúde e aplicar o que aprendeu para solucionar um problema na vida do seu paciente. Até lá você foi um “vendedor” que “perdeu uma venda”.

Relacione-se. Venda é antes de tudo relacionamento, empatia.

Hoje já é sabido que 90% dos pacientes buscam informações direto na internet, ou seja, existe muito conhecimento técnico disponível. Então, o que os pacientes buscam? Eles querem relacionar-se com um profissional que acompanhe seu caso, que traga clareza, transparência, que tenha um cuidado de saúde com atenção, ouvindo cada um como se fosse único de verdade. Isso é o esperado.

Os pacientes chegam para você… eles já sabem o que tem (muito provavelmente). Eles já colocaram os sintomas em algum buscador na internet, e possivelmente já foram apresentados ao que estão passando, certo? “Ah, mas se pensarmos assim não é necessário mais profissionais de saúde, tem muita informação distorcida, etc.”. Mas não é esse ponto que estou trazendo, estou colocando para você pensar em considerar isso um fato no seu atendimento. Os pacientes já vem muito mais informados, com uma carga de “preparo” bem maior. Sim, um preparo que pode estar errado, mas faz parte do seu relacionamento com ele trazer toda essa clareza não substimando-o.

Conecte-se

Atender um paciente requer a criação de um Plano de Tratamento, pensado de forma abrangente e integrado, trazendo questões que vão além das questões medicamentosas. Sim, porque a saúde não é apenas a ausência de doença, certo? Saúde é muito mais que isso. E até pouco tempo atrás os profissionais de saúde não enxergavam seus pacientes como consumidores, estando focados apenas no tratamento médico em si. Mas esse entendimento vem mudando e está alinhado com a definição de saúde dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 1946 declarou que “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Saúde não é apenas a ausência de doença física.

Com certeza você não atende todas estas esferas, então conecte-se. Tenha outros profissionais junto enxergando esse paciente de forma a entendê-lo por completo. A evolução do mercado vem pedindo sua atenção para a sua conexão com seu paciente, na jornada e na experiência que ele tem desde o agendamento até a finalização do tratamento com você.

A Corpora entrega tecnologia que permite ao profissional de saúde enxergar o indivíduo de uma forma mais holística, ajudando por exemplo na coleta de informações da sua rotina, o que tem feito em seu tempo livre, hobbies, como tem sido o dia.

Trazer para a sua prática clínica esse olhar irá fazer seu paciente entender que de fato você está preocupado com sua saúde no conceito mais amplo, tornando-o um profissional diferenciado, e não apenas naquele profissional que “passa remédios e solicita exames” que muitos de nós conhecemos, e que de novo, o espaço para essa prática de saúde está cada vez menor. As pessoas já entendem que devem ter uma alimentação melhor, rotina melhor, relacionamentos melhores, emoções mais trabalhadas… elas já procuram cada vez mais esse conjunto. Entenda isso e vem com a gente.

Tecnologias para Saúde Mental

Para ter todo esse aparato para entregar uma experiência diferenciada, centrada no paciente que é visto de forma integrada é necessário a utilização de ferramentas que maximizem o tempo do cuidado e da atenção. Todas as demais tarefas podem ser assistidas ou conduzidas por tecnologia.

Você sabia que estudos mostram que mais da metade do tempo do profissional de saúde está direcionado para resoluções de questões burocráticas ou administrativas? Sim, estamos deixando de cuidar, que é o que aprendemos de fato durante nosso período em universidades, para administrar, para produzir papelada, pensar em mídias sociais, marketing, etc. Não que todas estas atividades não sejam super importantes, mas muitas delas, com boas ferramentas (software), seriam resolvidas de forma mais ágil, deixando nosso tempo mais livre e para voltarmos ao que melhor sabemos fazer: cuidar.

Interoperabilidade de Informações de Saúde

Para se ter uma visão holística e integrada do paciente é necessário ter acesso a informações históricas de saúde que são produzidas por diversos especialistas ao longo da sua jornada. Hoje, esse é o Santo Graal da saúde.

A Corpora tem trabalhado para contribuir neste assunto, em iniciativas OpenHealth e com o ecossistema que poderá ser criado a partir da produção e do acesso a essas informações, que por algum motivo, deixaram de ser percebidas como propriedade dos pacientes por algum tempo, mas que agora estão voltando a ser entendidas como tal. Sim, as informações de saúde são de propriedade do paciente. O corpo de profissionais de saúde são produtores e consumidores dessas informações, mas a PROPRIEDADE é do paciente, ele pode fazer o que quiser, pode dar acesso a quem for preciso, e assim por diante.

Comunidade e Ecossistema

Criar um senso de comunidade de saúde para fomentar um ecossistema positivo e colaborativo para todos os profissionais é também muito importante. Todos somos, ao mesmo tempo, produtores e consumidores de informações. Sentir-se pertencente e contribuir ativamente para uma tribo pode trazer grandes atalhos para carreira assim como para os resultados gerados diretamente para os pacientes.

A Corpora tem apoiado a construção desta grande comunidade que irá transformar a saúde no Brasil. Acreditamos que a saúde precisa de um grande upgrade e que podemos ser uma das forças motoras para condução destas transformações nesta área que tanto trabalhamos para melhorar. Somos uma grande patrocinadora das melhorias que virão para a saúde nos próximos anos. Se você se identifica com esta causa, com uma dessas bandeiras, entra em contato. Vem participar junto conosco!

Rating: