Lourival Almeida
Lourival Almeida Apaixonado por inovação em saúde.

Gestão de Atendimento: Transforme Seu Consultório e Reduza Custos

Gestão de Atendimento: Transforme Seu Consultório e Reduza Custos

Contratar uma secretária para um consultório ou clínica de saúde é uma decisão significativa que pode impactar diretamente a forma de operação e a qualidade do atendimento ao seu paciente. No entanto, sabemos bem que esse papel desperta sentimentos mistos. Para alguns, as secretárias são essenciais e insubstituíveis, enquanto para outros, pode ser um desafio encontrar o equilíbrio perfeito na colaboração e nos custos que acompanham a contratação.

Neste post iremos discutir alguns tópicos a serem considerados ao decidir pela utilização desse tipo de contratação ou não.

Organização e Agendamento: Secretárias são fundamentais na organização de agendas, garantindo que os compromissos sejam marcados de forma eficiente e sem conflitos de horários. No entanto diversos sistemas apresentam muito bem esse tipo de recurso com variações que podem atender diversos cenários.

Atendimento Presencial ao Paciente: Elas desempenham um papel crucial no atendimento inicial, respondendo a dúvidas, acolhendo pacientes e oferecendo suporte emocional quando necessário.

Gestão Administrativa: Secretárias auxiliam na gestão de documentos, controle de pagamentos, emissão de recibos e outras tarefas administrativas, permitindo que os profissionais de saúde foquem no atendimento. Contudo, também outros diversos sistemas na área oferecem uma gestão administrativa mais informatizada e autônoma, liberando a secretária para desempenhar outras funções.

Comunicação Eficiente: Elas são o ponto de contato entre pacientes e profissionais, facilitando a comunicação e garantindo que as informações sejam transmitidas de forma clara e precisa. Com diversos tipos de aplicativos para mensageria, o próprio Whatsapp por exemplo, os profissionais podem fazer essa comunicação de uma forma organizada e bem mais direta.

Custos de Contratação: O salário e os benefícios para uma secretária podem representar um custo significativo, especialmente para consultórios menores ou em fase inicial.

Treinamento e Qualificação: Encontrar uma secretária qualificada pode ser desafiador, além do tempo e recursos necessários para treiná-la adequadamente.

Dependência: Em alguns casos, a dependência excessiva de uma secretária pode gerar problemas quando esta se ausenta por motivos de saúde ou férias, impactando o funcionamento do consultório.

Conclusão

Você pode sim fazer uso de plataformas para gestão de atendimento como a Corpora, onde terá diversos recursos disponíveis para trabalhar com a praticidade e a autonomia do seu paciente sem a necessidade de contratação de uma secretária especificamente. Inclusive, pesquisas demostram que processos de atendimento de saúde mais “self-service”, aqueles onde o paciente realiza sua marcação, confirmação, reagendamento quando necessário, cancelamento quando necessário, enfim, todos estes passos sem a necessidade de ligar para outra pessoa, são muito bem vistos pelos pacientes, contribuindo para um posicionamento mais inovador perante o mercado e concorrentes.

Da mesma forma, se você ou seu consultório ainda querem uma experiência tradicional para o seu paciente, você deseja de fato recepcioná-lo na sua clínica, pense que estas atividades poderão ser melhor desempenhadas uma vez que toda a parte de marcação já tenha sido resolvida. Então, mesmo que você ainda faça questão de ter a secretária, utilizar-se de ferramentas ou plataformas se mostra como uma ótima decisão.

Nós somos a Corpora, e caso tenha alguma necessidade neste sentido, não deixe de entrar em contato. Entendemos bem que seu tempo é precioso demais e que diferenciar-se no mercado requer também novas formas de atender.