Lourival Almeida
Lourival Almeida Apaixonado por inovação em saúde.

Diário de Bordo: Acompanhe seu Paciente fora do Consultório

Diário de Bordo: Acompanhe seu Paciente fora do Consultório

Em determinados momentos de um tratamento conduzido por um profissional de saúde, é provável que surja a necessidade de monitorar um caso específico com mais proximidade e frequência. Esse acompanhamento mais atento e próximo pode permitir a identificação de mudanças sutis no quadro de um determinado paciente, possibilitando intervenções ou mudanças no seu plano de tratamento de forma a trazer resultados mais rápidos e até mais adequados a realidade em questão. Esse é um dos grandes objetivos do que chamamos de “Diário de Bordo”.

O que é o Diário de Bordo?

O Diário de Bordo é uma ferramenta poderosa e integrada a Corpora que pode trazer muitos resultados positivos para um tratamento, principalmente no que diz respeito a antecipar situações e permitir que os profissionais da saúde tenham uma visão mais abrangente das informações do seu paciente.

Ele permite que o paciente registre regularmente seus sentimentos, pensamentos e experiências ao longo do tempo. Imagine uma situação em que um profissional de saúde queira acompanhar diariamente o estado emocional de um paciente, como sua ansiedade ou humor, ou um familiar deseja documentar o progresso de um tratamento, como no caso da depressão, esses são alguns exemplos de uso desta ferramenta. Esse registro contínuo não apenas oferece uma visão detalhada da evolução do paciente, mas também facilita a comunicação eficaz entre o paciente e o profissional.

Como funciona o Diário de Bordo?

Como você faria algo parecido sem uma ferramenta? Algumas alternativas poderiam ser consideradas, como por exemplo, o profissional entrar em contato todos os dias com o seu paciente e questioná-lo.

Exemplo de Conversa de Acompanhamento

Mas e se no lugar de entrar em contato todos os dias existisse alguém fazendo esse “questionário” para você… uma secretária por exemplo… e você entra em cena se aparecer alguma necessidade de intervenção mais específica? É exatamente este o papel do Diário de Bordo: fazer o papel desta secretária e entregar as informações que o paciente fornece para um acompanhamento rápido e com eventos que “despertarão” o profissional caso algo esteja saindo do esperado.

O Diário de Bordo então envia frequentemente um formulário de acompanhamento para o paciente ou responsável e consolida essas informações em um painel para o profissional de saúde. De posse dessas informações de acompanhamento é possível traçar gráficos de evolução de diversas perspectivas para serem acompanhadas, como por exemplo:

  • Visualizar padrões nas respostas ao tratamento;
  • Acompanhar evolução cirúrgica, para casos como pós-bariátrico, por exemplo;
  • Diário de emoções ou sensações, para casos de profissionais que tratam depressão, ansiedade, por exemplo;
  • Acompanhar o humor ou sua variação ao longo do tempo.

As possibilidades são de fato muito variadas para atender as diversas realidades dos profissionais.

E para o paciente o que acontece? O paciente irá receber, na frequência definida, uma mensagem no whatsapp convidando-o para preencher um formulário que você criou. A medida que os dias passarem e as respostas forem sendo enviadas, o profissional terá um “dashboard” que mostrará como tem sido a interação do paciente com essa ferramenta.

Quais os principais Cenários de Uso?

Abaixo mostramos um exemplo de uma paciente (fictícia) chamada Emily. Nela acompanhamos como está se sentindo ao longo dos dias e as atividades que tem feito. Na figura você vê o dashboard da Emily, o que é possível e como serão apresentadas as informações e as respostas.

Diário Bordo

Cenários onde possam existir a necessidade de receber feedback do paciente com uma determinada frequência (semanal, quinzenal, mensal, etc.), é possível que o Diário de Bordo se torne uma ferramenta muito eficaz para estes casos, uma vez que a ferramenta faz toda a comunicação com o paciente, exibe todas as informações em forma de dashboard para acompanhamento do profissional, conforme é mostrado na imagem acima.

Conclusões

A ferramenta de Diário de Bordo é uma ferramenta muito flexível e adaptável a variados cenários, podendo ser utilizada para capturar informações do paciente em uma frequência determinada e quando este estiver fora de atendimento.

Pode ser utilizada para criar uma interação diferenciada entre profissional-paciente, o que pode levar a bons desempenhos de tratamentos e fidelização, uma vez que os pacientes irão perceber uma aproximação e interesse ainda maior do profissional para com o cuidado sendo realizado.

Gostou deste recurso? Conheça em mais detalhes esse e vários outros que a plataforma Corpora entrega.

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